domingo, 6 de maio de 2012

Alecrim


Óleo essencial de Alecrim


O alecrim era reverenciado como erva sagrada para memória; Culpeper disse que o alecrim "ajuda uma memória fraca e agiliza os sentidos". Na Idade Média, o alecrim era espalhado pelo chão e levado em ramalhetes para ser inalado em situações difíceis. Acreditava-se que a erva evitava os maus espíritos e era o elixir da juventude e da vida.
O alecrim era queimado em quartos de doentes para desinfetar e para proteger contra doenças infecciosas. Era também conhecido por suas qualidades revigorantes e estimulantes. Pesquisadores da Alemanha descobriram, em 1987, que a erva tem efeito estimulante no Sistema Nervoso Central, o que reforça a afirmação de Culpeper.
Para as emoções e a mente o alecrim é revigorante, estimulante e descongestionante. Ajuda na concentração e nos estudos, além de despertar alegria e bem-estar.
Na circulação o alecrim também e estimulante, ajudando a aliviar a sensação de cansaço nas pernas, reduzindo inchaço e  ativando a circulação.
Seu aroma é indicado para aliviar sintomas de resfriados e abranda congestões.
O alecrim é ainda considerado antifúngico e antibacteriano, podendo ser usado como desinfetante, ajudando a prevenir infecções e desodorizando o ar. Pode-se diluir 1 gota do óleo essencial em um difusor aromático, ou ainda adicionar 2 gotas do óleo essencial a 100ml de água fervida e resfriada e colocar em um borrifador de água; Chacoalhe bem e vaporize o ambiente.
Na área da beleza o óleo essencial de alecrim tem efeito refrescante e revigorante para a pele, podendo ser adicionando em tônicos de limpeza para a pele.
Contra-indicações: o óleo essencial de alecrim é contra-indicado para crianças hiperativas, para pessoas que possuem hipertensão arterial, trombose e para quem faz uso de remédios de homeopatia.
Texto baseado no livro de MAXWELL-HUDSON, C. Aromaterapia & Massagem. São Paulo: Vitória Régia, 2000.
Extraído do blog Adorável Naturologia - por Mariana Viana
Blog :Flores para Alma -recomendo

Um comentário:

  1. 'Para as emoções e a mente o alecrim é revigorante, estimulante e descongestionante. Ajuda na concentração e nos estudos, além de despertar alegria e bem-estar'.

    PRECISO DE ALECRIM

    ResponderExcluir